A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa visitou na manhã deste sábado [24.12.2022] o Instituto Angolano de Controlo de Câncer (IACC), para inteirar-se do seu funcionamento e das mudanças que se operaram na instituição, nos últimos anos.
Acompanhada da Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, das ministras da Saúde, Silvia Lutucuta, da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento, e do Governador de Luanda, Manuel Homem, Esperança da Costa visitou demoradamente as diferentes áreas daquela unidade sanitária especializada.
O IACC conta com 80 especialistas em oncologia formados (33 médicos e 47 profissionais não médicos).
Entretanto, mais de 30 profissionais encontram-se em formação, no âmbito dos acordos firmados com instituições congeneres do Brasil,Portugal, e Espanha.
De acordo com dados oficiais, o câncer mata a nível mundial mais que o VIH SIDA, a Malária e a Tuberculose juntos.
Em Angola, até Outubro do corrente ano, foram registados um total de 1076 casos de câncer, dentre os quais 99 crianças. “
Os tipos de cancro mais comuns são da mama e do colo do útero, entre a população feminina. Quanto à população masculina, sobressaem-se o cancro da próstata, do pulmão e do intestino.